quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Os protagonistas da implantação dos papa lixo na Estrutural


Os moradores da cidade Estrutural precisa relembrar um pouco dessa história. 




Por Germano Guedes e Rodrigo Abreu 

Sou suspeito de falar, mas vamos lá. Em 2010, 4 (quatro) líderes comunitário da cidade Estrutural começaram um movimento histórico de combater o descaso ambiental das mazelas do poder público e conscientizar os moradores a não jogar lixo nas ruas da comunidade. Os prefeitos comunitário na época Ilídia Pereira, Germano Guedes, Rodrigo Abreu e a Tânia Medeiros foram protagonistas da luta de vê uma cidade limpa e organizada, assim outros moradores seguiram suas críticas e sugestões sobre o descaso ambiental que afetava a saúde e comprometia a vida humana de todos. Para alguns opositores e até agentes públicos da administração, criticavam os líderes em redes sociais e no meio de todo o público da cidade chegando a dizer e acusar os líderes que apenas mostravam em suas matérias de seus blogs sujeira e lixo se tornando a Cidade Estrutural com uma má imagem referente a outras cidades de Brasília, do Brasil e do Mundo.

Pastor Melquisedeque Portela

Assim mesmo, não desistiram de lutar pela causa humana e ambiental apesar de todos ter recibo represália e até ameaça por lutar pela dignidade da região administrativa, pois a fé e a coragem começou suprindo muitas pedras encontradas no meio do caminho que se deparavam dentro das dificuldades. Em 10/02/2014, a primeira esperança surgiu com a implantação da coleta seletiva que determinava a Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei federal em vigor desde 2010, que concedeu o prazo para que todos os lixões do país fossem desativados e todas as cidades acatar a coleta seletiva. Apesar de muitas promessas não cumprida pelo ex-governador Agnelo Queiroz do PT e do ex-diretor do Serviço de Limpeza Urbana, Gastão Ramos, na época iniciou anos mais depois já na gestão de Rodrigo Rollemberg que fechou definitivamente o lixão da Estrutural e implantou os papa lixo nos lugares que acumulavam os maiores depósitos de lixo na cidade Estrutural. 

Na gestão do Pastor Melquizedeque Portela, avançou com a implantação dos papa lixo na quadra 12 e no setor Santa Luzia, após anos de luta e dedicação dos líderes junto com a comunidade que aderiram as suas lutas.

Vejam fontes antigas das lutas:

http://wwwpoliticaepoder.blogspot.com/2011/11/germano-guedes-de-souza.html?m=1

https://goo.gl/images/thZF2U


Nenhum comentário:

Postar um comentário